Haras Sahara

A criação de cavalos árabes no Haras Sahara é uma forma de qualidade de vida, de opção de lazer e uma contribuição à melhoria genética e perpetuidade da raça. É movido pelo orgulho que temos em nosso plantel e pela paixão pelo aprimoramento e divulgação desta fantástica raça. No Haras Sahara a produção do feno de Tifton 85 é também ligada a esta atividade. 

O Haras esta situado na APA Carste de Lagoa Santa (uma importante área arqueológica de Minas Gerais, com vários sítios arqueológicos catalogados e estudados), na vizinha comarca de Matozinhos, em Minas Gerais, Brasil, a 55 km de Belo Horizonte, 32 km do Aeroporto Internacional Tancredo Neves em Confins.
O Haras Sahara é cercado por dois lagos magníficos, “Cerca de Acha” e a “Maria Angélica”, que acrescentam beleza e charme ao local e permitem uma grande concentração de animais silvestres, principalmente aves migratórias que utilizam o local para reprodução e alimentação.

A região

Uma região interessantíssima, ligada à historia do Brasil e de Minas Gerais. Integrantes de grupos de exploradores liderados pelo espanhol Dom Rodrigo de Castelo Branco deu origem ao povoado, que se iniciou ao redor de uma capela onde fora descoberta uma imagem do Senhor Bom Jesus de Matozinhos. Em 1823, o povoado foi elevado à categoria de Freguesia do Senhor Bom Jesus de Matozinhos. Inaugurada a Estação de Ferro Central do Brasil, em 1895, Matozinhos sentiu reflexos progressistas, ampliados também com a instalação da primeira fábrica de tecidos de lã em Minas Gerais, em 1908. 

As antigas fazendas coloniais do município são atrações culturais, com ruínas datadas de 1786 – obra atribuída a Aleijadinho. Cercado por uma grande variedade de cavernas naturais (269 cavernas, grutas e abrigos catalogados – não abertos a visitação), com significativas ocorrências arqueológicas, paleontológicas e espeleológicas. Pinturas rupestres nas grutas da região, algumas com mais de 7 mil anos, mostram que a região já era habitada muito antes da chegada dos primeiros colonizadores. A Gruta do Ballet está inserida em um conjunto cárstico de grande importância arqueológica e de grande interesse para o estudo dos grupos primitivos que habitaram a região; assim como a Lapa de Cerca Grande, com suas inúmeras e raras pinturas rupestres. 


Depoimento da Gerente
“Comecei a trabalhar com cavalos em 1999, quando entrei no Haras Sahara como secretária e nas horas vagas aprendia a montar e lidar com os animais. Sempre apaixonada pelos cavalos, comecei a acompanhar os veterinários para aprender mais sobre o manejo diário. O Dr. João Salgado, que assistia o Haras na época, me ensinou muito, principalmente na área de reprodução e maternidade.

Hoje, como gerente do Haras, tive que abrir mão de algumas paixões, como por exemplo, competir em provas de performance, mas continuo lidando diretamente na área de reprodução e principalmente na maternidade, além de todas as demais funções que cabem a mim.

Eu posso dizer que sou uma pessoa realizada profissionalmente, amo o que faço e tenho uma grande paixão pelos cavalos árabes; a minha relação com eles se reafirma a cada nascimento que vejo e a cada manifestação de carinho que eu compartilho com os animais."
A Equipe

O Haras Sahara conta com uma equipe eficiente encarregada das áreas de pastagem, jardinagem, fenação e cavalo.

Com uma política voltada para oportunidades, a distribuição de cargos e salários favorece o crescimento da equipe de colaboradores. O Haras fornece cursos anuais de atualização técnica e maquinário apropriados para garantir uma boa conservação e segurança para os operadores.

A equipe do setor de cavalos é setorizada em reprodução e maternidade, treinamento e condicionamento para exposições, assim o trabalho com os animais, que são as estrelas do Haras, é prático e efetivo. Toda a preparação dos animais é realizada nas dependências do Haras Sahara, e para que isto ocorra contamos com profissionais especializados, como agrônomo e veterinários.

Links
Galeria